Enquanto a mãe escrevia, o menino observava atentamente a mãe.
A certa altura perguntou:
"A senhora está escrevendo uma estória que aconteceu conosco?"
"E, por acaso, é uma estoria sobre mim?"
A mãe parou de escrever a carta, sorriu e comentou com o filho:
Estou escrevendo uma estoria sim é sobre você também.
No entanto, mais importante do que as palavra que escrevo, é o lápis que estou usando.
O menino parou...olhou a mãe.....olhou o lápis intrigado....???!!!
Respondeu para a mãe:
"Não vejo nada de especial no lápis, ele é igual a todos os outros que ja vi!"
A mãe respondeu:
"É que eu gostaria que você fosse como ele quando crescesse."
O menino mais intrigado respondeu:
"Eu ser como o lápis??? Mesmo que fosse desse modo, ainda assim ele continua sendo um lápis igual a todos os outros."
A mãe respondeu:
"Tudo depende do modo como você olha as coisas, quando digo você ser igual ao lápis, estou dizendo você ter as mesmas qualidades do lápis."
E o lápis tem cinco qualidades que se você conseguir mantê-las, será sempe uma pessoa que fará a diferença."
E enumerou:
PRIMEIRA QUALIDADE:
O lápis pode fazer grandes coisas, mas se não tiver alguém para conduzí-lo não fará nada ou se alguém inexperiente ou descabeçado pegá-lo escrevera coisas muito feias ou ruins com ele.
Assim será você se manter essa qualidade do lápis....
Você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que sempre existirá uma mão para guiar os seus passos. E esta mão é Deus. E enquanto você deixar a mão Dele te guiar, serás sempre conduzido em direção a vitória, sempre conduzido as coisas grandes e bonitas, no entanto se deixares as mãos do mal te guiar, com certeza escreverá coisas feias e te conduzirá para a destruição.
SEGUNDA QUALIDADE:
De vez enquando, eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso faz com que o lapis sofra um pouco, mas, no final, ele esta mais afiado.
Portanto saiba suportar as dores, as dificuldades, porque elas farão de você uma pessoa melhor e preparada, afiada para a vida.
TERCEIRAQUALIDADE:
O lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar o que algumas vezes, por conta própria acabamos escrevendo errado.
Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente ruim, mas é necessário corrigí-la para que seja completamente apagada para que possamos continuar no caminha da verdade e da justiça.
QUARTA QUALIDADE:
O que realmente importa no lápis não é a madeira ou a forma exterior, mas o grafite que esta dentro, porque de nada adiante ter um lápis bonito por fora e um grate ruim dentro...a ponta viverá quebando.
Portanto, sempre cuide daquilo que ha dentro de você . Não adiante você ser lindo por fora e por dentro ser uma pessoa podre....pobre.....ou seja uma pessoa má...invejosa....mal carater.....etc....
Procure ser sempre uma pessoa bondosa, amorosa, que quer sempre o bem do seu próximo, assim como Jesus ensinou.
QUINTA QUALIDADE:
O lapis sempre deixa sua marca...sua escrita....
Da mesma maneira, saiba que tudo o que você fizer na vida irá deixar seus traços, suas marcas, quer seja boa, quer seja ruim e lembre-se que um dia o lápis não, mas você terá que prestar contas para Deus de tudo o que você fizer, então procure ser consciente em cada ação que for realizar.