O termo santificação não subentende uma perfeição absoluta, mas a retidão moral de um caráter imaculado, demonstrado na pureza do crente diante de Deus, na obediência à sua lei, e na inculpabilidade desse crente diante do mundo (Fp. 2:14-15).
O apóstolo Paulo nos diz na carta “Aos romanos” que o cristão, pela graça que Deus lhes deu, morreu com Cristo e foi liberto do poder e domínio do pecado, por isso, não precisa nem deve pecar, e sim obter a necessária vitória no seu Salvador, Jesus Cristo, pois, mediante o Espírito Santo, temos a capacidade para não pecar, embora nunca cheguemos a condição de estarmos livres da tentação e da possibilidade do pecado (1 Jo. 3:16).
A santificação no período veterotestamentário, isto é, no A.T. foi a vontade manifesta de Deus para os israelitas; eles tinham o dever de levar uma vida santificada, separada da maneira de viver dos povos à sua volta. De igual modo a santificação é um requisito para todo crente em Cristo, uma vez que as escrituras declaram que sem santificação ninguém verá o Senhor (Ex. 19:6).
Como os filhos de Deus são santificados? (1) Mediante a fé (At. 26:16-18); (2) pela união com Cristo na sua morte e ressurreição (1 Cor.1:30); (3) pelo sangue de Cristo (1 Jo. 1:7-9); (4) pela Palavra (Jo. 17:17) e (5) pelo poder regenerador e santificador do Espírito Santo no eu coração (Jer. 31:31-34).
A santificação é uma obra de Deus, com a cooperação de seu povo (2 Cor. 7:1). Para cumprir a vontade de Deus quanto à santificação, o crente deve participar da obra santificadora do Espírito Santo ao cessar de praticar o mal, ao se purificar “de toda a imundícia da carne e do espírito” e ao se guardar da corrupção do mundo (Rm. 6:12-14, 19).
A verdadeira santificação requer que o crente mantenha profunda comunhão com Cristo, mantenha comunhão com os crentes, dedique-se a oração, obedeça a Palavra de Deus, mortifique o pecado e seja guiado pelo Espírito Santo (Rm. 8: 14).
Por fim, o crente pode receber de Deus uma clara revelação da sua santidade, separar-se ainda mais do pecado e do mundo e andar em consagração á Deus (Rm. 12:1-2).
Deus Abençoe...
Até a próxima postagem...! '')