Escatologia


Texto Base: Mc. 13; Lc. 21; Mt. 24


Os termos gregos por detrás da palavra “escatologia” são: “éschatos”, que significa “último” e “logos”, que entendemos por “estudo”. Portanto, escatologia é a doutrina que diz respeito as “últimas coisas”, isto é, ao fim do mundo presente e ao mundo vindouro.

 Mediante a “Palavra de Deus” podemos dizer que são perceptíveis os sinais (indícios; vestígios; traços) da volta de Cristo. Estamos vivendo os últimos dias da igreja aqui na terra, pois a vinda iminente de Jesus se aproxima cada vez mais. Estamos vivendo o “principio das dores”, as dores de parto (Mt. 24:1-14).

A doutrina da segunda vinda do Senhor Jesus e o arrebatamento nunca devem ser esquecidos, pelo contrario deve ser proclamada e ensinada, Jesus voltará; Maranata!

Com base na Bíblia, acreditamos na corrente de interpretação “Pré-Tribulacionista” (que implicará no sistema de interpretação “Futurista”, isto é, Jesus vem antes da “Grande Tribulação” de sete anos que irá acontecer na terra. Afirmamos que Jesus virá pela segunda vez, porém em duas fases distintas (1 Ts. 4:15-18; Mt. 24: 36-44).

Na primeira, denominada “encontro” ele virá para a igreja, já na segunda fase, conhecida como “revelação” ele virá com a igreja no final da “Grande Tribulação” para livrar Israel da “Batalha do Armagedom” (Ap. 19:11-21).

Devemos ter convicção que Jesus voltará? (João 14:1-3)

Quando Jesus voltará? (Mt. 24:14)

Não sabemos nem o dia e nem a hora em que Jesus voltará, porquanto o Apóstolo Paulo diz que ele virá como um ladrão. Isso sucederá num abrir e fechar de olhos (1 Ts. 5:1-2; 1 Co. 15:51-58)

Quais pessoas farão parte do arrebatamento? (1) Os Santos (Hb. 12:14); (2) Os Fiéis (Mt.24:13); (3) Os que amam a vinda do Senhor (2 Tm. 4:8); (4) Os que ouvem a sua palavra (Jo. 5:24)
Porque não passaremos pela Grande Tribulação? (Lc. 21:36; 1 Ts. 1:10; Ap. 3:10)

O momento mais sublime e glorioso da igreja virá com o acontecimento das “Bodas do Cordeiro”, pois agora a igreja não será mais noiva, mas se tornará “esposa”. Esta cerimônia se dará ao mesmo tempo da Grande Tribulação. Bodas significa o casamento do noivo Jesus Cristo com a noiva igreja, este será um grande dia de felicidade, pois estaremos para sempre com o Senhor (Ap. 19:1-9).


Finalmente, a “Morada Eterna” se dará no novo céu e na nova terra, quando tornar-se-ão como eram no princípio – sem pecado e sem mal. Os salvos de todos os tempos de todas as épocas pisarão nas ruas de “ouro e cristal” para a grande festa de AMOR universal (Ap. 21:1-27; 22: 12-21)



Reflexão: Mt. 21 e Jo. 15


"Jamais devemos perder de vista a esperança pelo retorno de Jesus, sequer devemos viver como se a presente dispensação fosse nosso lar, pois a razão da nossa existência não é material, isto é limitada, mas eternal". (Diác. Jeferson Oliveira)