O Amor

Texto Base: 1 Coríntios 13:1-3


O amor é um atributo de Deus, mas permeia a todas as coisas, de tal modo que é legítima a declaração que “Deus é amor”. O amor é a força dinâmica de toda a criação, bem como a origem de toda autêntica bondade, porquanto a lei inteira se alicerça no amor (Mt. 22:34-40).




O amor é de Deus. Deus é a única fonte de todo amor. Não pode haver nenhum amor fora de Deus. Isso significa que o único amor que existe é o amor de Deus; amor é uma característica do seu ser divino. Em tudo o que ele é e em tudo o que ele pensa, deseja, determina e faz, ele é amor. Deus como Deus, o todo poderoso, o criador soberano, o sustentador de todas as coisas, e o redentor dos seus eleitos em Cristo – em tudo isso, Deus é amor (1 Jo. 4:7-8).

O apóstolo Paulo diz que o amor é o vinculo da perfeição. O amor é um vinculo, pois ele une ou torna dois em um. Eles são unidos com uma mente, uma vontade e um desejo. Amor é uma unidade na comunhão. Amor é o vinculo da perfeição moral, isto é, o que a Bíblia chama de santidade (Col. 3:14)



A escrita poética de São Paulo aos romanos nos relata que Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Deus nos amou tanto que ele deu seu único filho “primogênito” à cruz, às agonias do inferno, a morte e ao sepulcro por nós. 





Olhando para este amor maravilhoso de Deus e considerando nossa indignidade como pecadores depravados e imundos, só podemos exclamar: “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele” (1 Jo. 3:1).

Deus amou o mundo e ainda nos ama! Ele nos amou na eternidade. Antes da fundação do mundo, Deus, em seu amor nos predestinou para sermos conformados à imagem do seu filho. Deus, que não tinha necessidade de nós determinou colocar seu amor sobre nós; amor este certamente manifesto em Cristo e na sua Cruz (Jo. 3:16).