Lealdade

Texto Base: Tito 2:10

A palavra “lealdade” é originária da palavra latina “legale” e exprime a observância rigorosa dos deveres morais
Ser leal é ser fiel, é confiar e ser digno de confiança; é oferecer e receber verdadeira lealdade e devoção, pois a lealdade consiste em devotamento.

Lealdade é um exercício espiritual; é o indivíduo ter retidão no relacionamento com Cristo, uma vez que Cristo é o Senhor supremo dos cristãos (Mat. 10:16-25).
A verdadeira lealdade alicerça-se sobre a transformação espiritual regulada pela lei do amor, que é a prova da espiritualidade (1 João 4:7).
A lealdade é atribuída como uma virtude humana fundamental. Envolve obrigações ao que é considerado como superior na organização ou no credo (profissão de fé). Aquele que é leal também serve aos outros, pois se trata de uma virtude coletiva.
O que mais nos chama atenção na vida de Jesus são os seus milagres, mas poucos percebem a lealdade de Jesus para com o Pai. O melhor professor de lealdade foi Jesus. Ele foi leal ao Pai e a visão do Pai. Ele nunca se desviou de sua linha de conduta, mas tudo o que Ele fez foi o que viu e ouviu de Deus (Jo.5.19).


Finalmente, podemos concluir que a lealdade é uma das principais qualificações de um cristão, visto que, o que qualifica uma pessoa e a torna apta a exercer qualquer atividade em sua vida espiritual ou material, não são os dons que a pessoa possui, mas a sua lealdade nos seus relacionamentos (1 Cor. 4:2).