Milagre


Texto Base: Marcos 16:17-18


Milagre é simplesmente um modo menos comum da atividade divina no mundo, pela qual Deus desperta a admiração e o espanto das pessoas dando testemunho de si mesmo (Êx. 15:11).

Os sinais miraculosos que Deus operou pela mão de Moisés e de Arão, por intermédio das pragas, que de longe superam os falsos milagres realizados pela corte do faraó mostram que o povo de Israel é quem adorava o Deus único e verdadeiro (Êx. 7:10-12).

No antigo Testamento, os milagres pareciam ocorrer vinculados a um líder, como Moisés, Elias, Eliseu. Entretanto no Novo Testamento a autoridade de operar milagres não ficou restrita ao próprio Jesus, mas tal autoridade foi delegada aos doze discípulos, depois aos setenta discípulos e por fim a toda Igreja. Isso indica que a ocorrência de milagres é uma característica também da Igreja atual e pode servir como sinal da ação dinâmica do Espírito Santo, que iniciou no Pentecostes.  
Um dos propósitos dos milagres é certamente autenticar a mensagem do evangelho, pois eles evidenciam que Deus está verdadeiramente em ação e, portanto favorecem a propagação do evangelho (Jo. 4:29).
Por fim, o propósito essencial dos milagres é dar glória a Deus (Mt. 9:1-8; Jo.9:1-3).

“O método científico á luz da razão humana é o teste, a pesquisa e a inquirição, mas os milagres não podem ser testados, uma vez que o limite da razão é o inicio da fé (Soren Kierkgaard)