A atuação do Espírito Santo no N.T.

Texto Base: Isaías 11:1-2              

O termo grego para designar “Espírito” no Novo Testamento é Pneuma que, pode ser traduzido como “vento” ou “sopro”.
Podemos definir a obra do Espírito santo como uma manifestação da presença ativa de Deus no mundo e em especial na Igreja. Essa definição indica que o Espírito Santo é o membro da Trindade, isto é, a terceira pessoa do ser Trino e Uno, ou seja, Triuno, que as Escrituras com mais freqüência representam como aquele que está presente para fazer a obra de Deus (Jo. 14:16-17).  

Há alguns aspectos específicos da obra do Espírito Santo para fornecer evidencias (provas) da presença de Deus e outorgar suas bênçãos:

(1) O Espírito Santo dá vida. É papel do Espírito Santo dar-nos vida nova na regeneração, isto é, no nascimento espiritual (Jo. 3:5-7; 6:63).

(2) O Espírito Santo dá poder. A obra capacitadora do Espírito Santo no N.T. é visto de modo pleno na unção e capacitação de Jesus como o Messias. O Espírito Santo desceu sobre Jesus por ocasião do seu batismo. (Lc. 3:21-22).

(3) O Espírito Santo guia e dirige (orienta). Há muitos exemplos de direção direta do Espírito Santo. Provavelmente, uma das mais excelentes passagens do N.T., foi quando o Espírito Santo guiou Jesus ao deserto para o seu período de tentação. Ele foi para a tentação do deserto “cheio do Espírito Santo” (Mt. 4:1-2; Lc. 4:1-2).   

(4) O Espírito Santo santifica. Uma vez que esse membro da trindade é chamado Espírito Santo, não surpreende que uma de suas principais capacidades seja purificar-nos do pecado e “santificar-nos” (1 Co. 6:9-11).


Deus Abençoe e Até o Próximo Estudo!