Oração

Texto Base: 1 Reis 18: 42b-45


A oração é uma comunicação multifacetada entre o crente e o Senhor. Essa atividade é descrita como invocar á Deus (Sal. 17:6), clamar ao Senhor (Sal. 3:4), buscar ao Senhor (Isaías. 55:6) e chegar perto de Deus (Heb. 10:22).

A Bíblia apresenta motivos claros para o povo de Deus orar. Deus deseja a comunhão conosco; mediante a oração mantemos o nosso relacionamento com Ele. Deus ordena que o crente ore. O mandamento para orarmos vem do Antigo testamento através dos salmistas e dos profetas. Já no Novo Testamento esse mandamento vem através dos Apóstolos e do próprio Senhor Jesus (Mat. 26:41; João 16:24).

A oração é o “elo” que carecemos para recebermos as bênçãos de Deus, o seu poder e o cumprimento das suas promessas. Jesus prometeu aos seus seguidores que receberiam o Espírito Santo, se perseverassem em pedir, buscar e bater a porta do seu Pai celestial, por isso, depois da ascensão de Jesus, seus seguidores reunidos permaneceram em constante oração no Cenáculo até o Espírito Santo ser derramado com poder no dia de Pentecostes em cumprimento à profecia de Joel (Atos. 1:8-14).

Nossas orações devem ser feitas em harmonia com a pessoa e caráter de nosso Senhor, além disso, a oração deve ser feita em nome de Jesus (João 14:13-14).

A oração só poderá ter eficácia se feita segundo a perfeita vontade de Deus (1 Jo. 5:14-15).

Princípios e Métodos Bíblicos da oração:

Quais são os princípios da oração eficaz? 

Para orarmos com eficácia devemos adorar e louvar a Deus com sinceridade. De igual importância vem a ação de graças e a oração de coração pelos outros, especialmente a oração intercessória. (Luc. 23:34a [melhor modelo de  intercessão]).

Como devemos orar? 

Jesus acentua a sinceridade do nosso coração, pois não somos atendidos simplesmente pelo nosso falar de modo vazio. Podemos orar em silêncio ou em alta voz. Podemos orar com nossas próprias palavras ou usando palavras diretas das Escrituras. Podemos orar com nossa mente ou até mesmo através de gemidos, isto é, sem usar qualquer palavra humana, sabendo que o Espírito levará á Deus esses pedidos inaudíveis.
Ainda outro método de orar é cantar ao Senhor.

Por fim, a oração será, às vezes, acompanhada de jejum (Daniel. 9:3-6).