A Clareza das Escrituras


Quem pode compreender a Bíblia corretamente (só os estudiosos)?
__________________________________
EXPLICAÇÃO E BASE BÍBLICA


“Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te” (Dt. 6:6-7 - ARC).
Por “Clareza das Escrituras” entende-se que os ensinamentos bíblicos podem ser compreendidos por todos os que lerem buscando auxílio de Deus e dispondo-se a acatá-los.
De modo geral, quando alguém começa a ler a Bíblia seriamente percebe que algumas partes podem ser facilmente entendidas, enquanto outras parecem enigmáticas. No entanto, é um erro pensar que as Escrituras em sua totalidade são difíceis de compreender (II Pd. 3:8-18).
A clareza das Escrituras se dá, não quando somos tidos por intelectuais, mas quando temos prazer na ‘Lei do Senhor’ (Sl. 1:1-3; Sl. 19:7; Sl. 119:30).
“A Palavra de Deus pode estar na mente sem estar no coração; mas não pode estar no coração sem estar primeiro na mente” (R. C. Sproul).
Realmente, pode-se afirmar que a capacidade de compreender corretamente as Escrituras é mais moral e espiritual do que intelectual (II Co. 4:1-5; Hb. 5:11-14; Tg. 1:5-6).
Por fim, concluímos que diante da clareza das Escrituras não é somente os estudiosos e “biblistas” que podem compreender corretamente seus ensinamentos, mas, todos os que lerem buscando auxílio de Deus e dispondo-se a acatá-los. Entretanto, o ensino, bem como a transmissão do conteúdo bíblico deve ser desempenhado por aqueles dotados de conhecimento especializado, isto é, os mestres.
“... uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores (mestres)” (Ef. 4:11).

Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!